Sábado: O dia do SENHOR

Estudo sobre o Sábado

Muitas pessoas, quando vêem adventistas guardando o sábado se perguntam: “porque eles fazem isso? Pra que? Pra que se “sacrificar” assim no sábado? Isso é tudo bobagem, porque elas fazem isso?” No fundo essas pessoas não sabem o que dizem, não conhecem realmente e verdadeiramente as escrituras SAGRADAS. Na verdade para o adventista guardar o sábado não é sacrifício nenhum e sim um prazer. Todo fundamento do Adventista é baseado nas escritas desde o Velho Testamento até o Novo Testamento. A Palavra de Deus é santa, e Sagrada. Deus é um ser supremo, que tudo pode e tudo sabe. Deus escreveu com suas próprias mãos a LEI dos Dez Mandamentos. Porém muitos nem sequer sabem disso. Muitos acreditam que o sábado das Sagradas Escrituras foi abolido. Mas isso não aconteceu.
A lei de Deus nos protege de um estilo de vida que nos destruiria . Alguns cristão afirmam: “Nós não pregamos sobre a Lei em nossa igreja. Pregamos sobre o amor de Deus”. Eles falam isso como se esses dois elementos fossem coisas diferentes. Porém o amor sempre conduz a obediência. O próprio Jesus declarou: “Se vocês Me amam, obedecerão aos meus mandamentos” (João 14:15). Toda a lei pode ser resumida em uma palavra AMOR. Jesus resumiu os quatro primeiros mandamentos no AMOR A DEUS e os últimos seis no AMOR AO PRÓXIMO. Jesus está dizendo que, se você amar de forma plena, irá amar a Deus e a seus semelhantes, e também guardará a sua lei.
Veremos a seguir, como o Sábado é realmente o Dia do Senhor.
- Criação
“O próprio Deus nos providenciou um excelente ponto de partida. Ele nos deixou uma fronteira repleta de significado, uma porção de tempo, um espaço divino, um símbolo infinito da eternidade. Essa ilha de tranquilidade, onde poderemos encontrar paz e descanso, teve origem no jardim do Éden.”
“E, havendo Deus terminado no sétimo dia a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. (Gênesis 2:2-3)
Em nosso calendário o dia começa ser contado no domingo, sendo este o primeiro dia da semana, porém, a jornada de trabalho para a maioria começa a partir da segunda-feira, como o próprio nome diz, segunda feira é o segundo dia da semana, por essa contagem qual seria o sétimo dia? Sim, o Sábado. Então percebemos que em seis dias o Senhor Deus trabalhou, ou seja, de Domingo a Sexta-Feira e no sétimo que é o Sábado ele descansou. Deus separou esse dia especialmente para o homem ter um contato com Deus, e para o homem esquecer os problemas, a correria da semana, os trabalhos. Deus santificou este dia desde a criação do mundo.
Deus criou o mundo em sete dias e no sétimo descansou. “Deus descansou! Por quê? Não foi porque ele estava cansado. O profeta Isaías afirma que Deus nunca se cansa(Isaias 40:28). O Criador do Universo permitiu a Si mesmo o prazer de apreciar sua criação completa. O sétimo dia, o sábado, concebido na criação, foi destinado para construir uma lembrança contínua das nossas raízes. Existem três coisas específicas que Deus fez no sétimo dia : Abençoou, Santificou e Descansou. E o que Deus abençoa, está abençoado para sempre(1 Crônicas 17:27)”.
 “Deus criou o descanso no sétimo dia. O sábado é uma fronteira sagrada colocada dentro do ciclo semanal. é uma maneira idealizada por Deus para escaparmos de um mundo em ritmo frenético. É um dia separado de todos os outros dias da semana. É um tempo especial, de qualidade, um tempo em que podemos refletir sobre os relacionamentos mais importantes da vida. É um momento no qual podemos dizer NÃO para todas as outras necessidades e coisas que preenchem nossa vida.”
“O sábado é um momento para encontrar descanso em Deus, um convite do Rei do Universo para deixarmos a corrida frenética da vida e entrarmos no palácio celestial. No sábado, somos libertos da escravidão do trabalho diário. Somos libertos do cativeiro terreno para entrar no reino das coisas celestiais. O sábado é um convite para nos regozijarmos na presença do Senhor. Com o salmista, podemos cantar: Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia (Salmos 118:24)”.
“O sétimo dia é um convite divino para que encontremos descanso, paz e alegria em abundância na presença de nosso Criador. É um convite para cessarmos a agitação e descansarmos. É O APELO DO CÉU PARA COLOCARMOS NOSSAS PRIORIDADES NAQUILO QUE REALMENTE IMPORTA. É um lembrete semanal de que Deus nos criou e de que pertencemos a Ele.”
Bênçãos do Sábado
“O descanso no sábado renova nosso relacionamento com Deus e com nossa família. Ele também restaura nosso corpo e mente. Deus promete: Feliz aquele que age assim, o homem que nisso permanece firme, observando o sábado para não o profana-lo, e vigiando sua mão para não cometer nenhum mal (Isaías 56:2). Deus oferece uma benção especial àqueles que dedicam tempo para adorá-lo.”
Nós adventistas não guardamos o sábado por uma obrigação da igreja. “O sábado não é um requerimento legalista. Não é um fardo que nos empurra para baixo. É o presente de um Criador amoroso. Quando adoramos o Criador em seu dia, nos sentimos reavivados, revigorados e revitalizados.”
Temos que separar um momento para Deus, pois, “O TRABALHO INCESSANTE PODE ESMAGAR NOSSA ESPIRITUALIDADE. A PROCURA POR DINHEIRO PODE CONSUMIR O NOSSO TEMPO. A BUSCA PELAS COISAS MATÉRIAS PODE NÃO DEIXAR ESPAÇO PARA AS COISAS ETERNAS”.
Deus está dizendo: “DEIXE O SÁBADO LEVA-LO DE VOLTA AO QUE VERDADEIRAMENTE IMPORTA. NÃO PERMITA QUE A PROCURA POR ESTABILIDADE MATERIAL SUBJUGUE A BUSCA POR AQUILO QUE É MAIS IMPORTANTE”.

- Tábua dos Dez Mandamentos
Deus no Egito alertou Moisés quanto aos seus mandamentos, e o 4º mandamento de Deus era muito claro em relação ao sábado: Lembra-te do dia de SABADO, para o SANTIFICAR. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles He e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. (Êxodo 20: 8-11).
Não bastando ter alertado o povo uma vez, o  Senhor Deus repetiu os dez mandamentos ao seu povo mais uma vez em outro livro da bíblia, agora em Deuteronômio o Senhor Deus diz: Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor, teu Deus.
- Deus deixou os mandamentos para que observássemos, cumpríssemos e ensinássemos e nunca nos esquecêssemos dele.
Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos. (Salmos 119:4)
Pequeno sou e desprezado, mas não me esqueço dos teus mandamentos.(Salmos 119:141)
A minha língua falará da tua palavra, pois TODOS os teus mandamentos são justiça. (Salmos119: 172)
Aperto e angustia se apoderam de mim; não obstante, os teus mandamentos são o meu prazer. (Salmos119: 143)
Podemos ver nesses versos acima que é prazeroso guardar os mandamentos de DEUS, pois os mandamentos são nossa única Justiça. Dizer que é prazeroso, não quer dizer ser tarefa fácil. É difícil ter que rejeitar empregos por causa do sábado, é difícil ser muitas vezes rejeitado por guardar o sábado, mas a recompensa para aqueles que forem fiéis virá do Senhor no grande dia, esses receberão vida Eterna. Quer recompensa maior do que esta? As coisas desta terra são passageiras, o mundo usa uma máscara e nos engana, nos ilude o tempo todo. Tudo parece tão belo, mais a realidade é outra. Deus está preparando morada no Reino dos Céus para aqueles que seguirem TODOS os seus mandamentos. Deus está preparando o melhor. Está nos preparando morando junto dele, assim como diz no versículo 2 de João: E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também. Deixar de fazer algumas coisas pra servir a Deus, pode não ser fácil, mais é prazeroso quando sabemos que estamos fazendo a vontade do Senhor nosso Deus. Você prefere servir a Deus ou aos homens em quem não podemos confiar? Salmos 118:8 diz: Melhor buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem. Então, o que prefere?
- Deus não muda, sua leis também não.
Deus é conhecedor de tudo, o mestre dos mestres, é um ser de honra e principalmente de PALAVRA. Você acha que Deus um ser tão poderoso mudaria suas leis? Não, com toda certeza não! Mais ainda assim é difícil pra muitas pessoas entenderem isso. Veremos agora algumas passagens onde fica claro que a LEI de Deus é SAGRADA, não mudou, não muda e nunca mudará.
Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i nem um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra.Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.(Mateus5:18-19)
Esse dois versículos deixam bem claro que Deus jamais muda um til, uma vírgula, muito menos uma palavra, principalmente seus mandamentos. Nada muda enquanto tudo não se cumprir. E ainda deixa claro que aquele que ensinar a alguém o contrário da lei, ensinar que a lei mudou, este será pequeno. Já aquele que observa que cumpre, e que ensina o correto este será grande. Observar, não é apenas saber que o sábado tem que ser guardado, observar também está no sentido de cumprir a lei.
- Jesus veio para cumprir a lei e não para abolir
Muitos dizem que o sábado foi abolido no Novo Testamento, porém essa é uma afirmação falsa. O próprio Cristo disse: Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. (Mateus 8:1)
Ao longo do Novo Testamento, Jesus realizou mais milagres de cura no sábado do que em qualquer outro dia da semana. O que esses milagres nos ensinam a respeito de Jesus e do sábado? O criador recria a nossa vida a cada sábado. Ele restaura a vida em toda a sua plenitude a cada sétimo dia. Para Jesus, o sábado era um tempo de cura. Era o momento no qual as pessoas podiam encontrar alívio e descanso nEle.  
Jesus veio para cumprir tudo que foi dito a seu respeito no Antigo Testamento, e não deixou de cumprir em relação ao sábado. Jesus curou no sábado? Sim, Jesus curou. Veja você, somos pessoas de Deus, deixaríamos alguém morrendo, passando por dores, fome ou necessidades no dia de sábado? Não! Não é isso que Deus quer. Guardar o sábado é agradar a Deus, curar alguém como Jesus fez, também é agradar a Deus.
Jesus alertava sempre o povo, uma vez disse: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mateus 22:29)
Muitos dizem que conhecem as escrituras, que seguem, mais dizem que as leis foram abolidas. O sábado é mencionado na bíblia TODA como o dia de guarda, o dia sagrado e santificado, porém não há NENHUMA passagem deixando claro que o sábado do Senhor foi abolido. Isso é estranho, porque nunca existiu. O sábado nunca foi abolido.
A lei de Deus é Santa, e o mandamento santo, justo e bom. (Romanos 7:12)
Em Romanos, vemos mais uma vez que a lei de Deus é santa. E pela lei seremos justificados, a lei fará separação entre os homens no grande dia da vinda do senhor. E aqueles que forem fies receberão o galardão.
- A Bíblia como um todo
A Bíblia não deve ser observada apenas no Antigo Testamento, nem apenas no Novo. A bíblia é um todo, você encontra um pouco aqui, um pouco ali. Tudo que foi prometido no Antigo testamento, se cumpriu no Novo. E muitas coisas ainda há de vir.
Aquele que diz: Eu conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado: nisto conhecemos que estamos nele.Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo que desde o principio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o principio ouviste.(1 João 2:4-7)
Este versículo que se encontra no Novo Testamento deixa claro que a bíblia anda em conjunto, antigo testamento e novo testamento. Deixa mais claro ainda de que nenhum novo mandamento foi feito, o mandamento antigo é o que prevalece sempre.
“Aqueles que acreditam ser o sábado apenas parte de algum ritual do Antigo Testamento e um sinal de legalismo, precisam lembrar que Jesus Se intitulou Senhor do sábado. Ele afirma: O sábado foi feito por causa do homem (Marcos 2:27,28). O sábado foi destinado a nos abençoar, a nos beneficiar. Não é apenas mais uma obrigação religiosa. O sábado do novo Testamento é um tempo de graça e descanso, um tempo no qual podemos renovar nossa aliança e nosso relacionamento com Deus.”
Você ainda tem dúvidas sobre o sábado? A bíblia apresenta milhares e milhares de explicações. Se entregue de verdade a Cristo, e venha conhecer a verdadeira lei, a lei que nunca foi abolida por Deus. Deus quer você, especialmente você fazendo morada com ele, basta você abrir a porta do seu coração e deixar que Cristo habite nele.
Você já leu a bíblia? Você já teve a curiosidade de questionar sobre os mandamentos, ou você segue o que alguém te diz, segue a crenças populares, e vai sempre pela maioria? E se eles estiverem errados? Descubra você mesmo a verdade, não siga o que as pessoas dizem, Deus deixou claro que haveria falsos profetas, então para que você não seja enganado por ninguém, para que você descubra sozinho o que é certo o que é errado, basta abrir as escrituras, e pedir a Deus que te ilumine e te mostre o certo. Descubra por você, não vá pela cabeça de muitos que dizem Senhor! Senhor! Porque a terra está contaminada por falsidade. Não tenha medo, Deus só quer o melhor para você.
Amarás, pois ao Senhor teu Deus, e guardarás a sua observância, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias (Deuteronômio 11:1)
Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos teu caminhos. (Salmos 128:1)
A lei de Deus é o caminho para felicidade genuína!
A lei me atrai a Jesus e Lhe digo: "Cristo, meu coração está em pedaços. Sinto-me esmagado por meu pecado. Por favor, perdoa-me. Tira minha culpa. Conduze-me, querido Senhor, no caminho da obediência à Tua lei. Ajuda-me a ser obediente."
Agora a decisão é sua!